O Produto Interno Bruto (PIB) consolidou crescimento do setor agropecuário no Brasil. Em 2015, o indicador somou crescimento de 1,8%, em relação a 2014, com 0,4%. Na comparação com o PIB total Nacional, com recuo de 3,8%, cenário demonstra mais uma vez a soberania do mercado na economia do país.
A desenvoltura da agropecuária nacional não é fato recente, Segundo dados do IBGE e do setor de Estudos e Análises do Ministério da Agricultura, média anual de crescimento do PIB agro, nos últimos 19 anos, tem sido de 3,6%. Para um ano instável como foi 2015 e um histórico econômico decrescente do nosso pais, estes dados são a base da confiança para indústrias e produtores do setor para investir no ramo.
Se tratando de investimentos, vale ressaltar que o agronegócio é um dos pólos em maior desenvolvimento em solo nacional, e tem sido alvo de melhorias e incentivos por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além de desburocratizar ações, um dos lemas do mandato de Kátia Abreu, o governo vem investimento pesado em facilitação de crédito e unificação dos cadastros rurais para maior controle do setor.
Fonte: MAPA