A consultoria Agroconsult, organizadora do Rally da Pecuária, estima para este ano aumento de 9,6% no total de abates bovino no Brasil. Na comparação, temos 40,4 milhões de cabeças a serem abatidas este ano, segundo dados apresentados na última coletiva de imprensa – dia 25.
O aumento nos abates não significa diminuição de oferta. O rebanho deve permanecer em alta em todo o país, estabilizando por consequência o preço por animal vivo. Em média, a consultoria estima 3,5 milhões de cabeças abatidas frente o estoque de 6 milhões de animais em estoque nas fazendas.
Vale considerar que as fazendas nacionais demonstraram, nos anos de análises, crescimento de 7,2% ao ano, e a produtividade média cresceu 1,1% entre 2011 e 2016. Segundo a Agroconsult, se compararmos os resultados de fazendas com participação no Rally, poderíamos com esse crescimento duplicar o valor da arroba no mercado.
O Rally
O Rally é uma expedição realizada pela Agroconsult em 11 estados, e este ano ocorre entre os dias 8 de maio e 18 de agosto no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre. São 70 mil quilômetros divididos em 12 eventos voltados a trabalhadores ligados a pecuária e fazendas.
Fonte: CarneTec