Conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), o governo chinês habilitou 11 novas plantas exportadoras de carne de aves no Brasil. As unidades ficam localizadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso.
Ainda existem unidades que aguardam análise documental, mas a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA, São Paulo/SP) já comemora a decisão. O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, destaca que o anúncio é resultado de intenso trabalho e elogia a equipe do MAPA, mas lembra que ainda existem algumas etapas para serem cumpridas antes da consolidação dos embarques.
Segundo Turra, as habilitações podem render até 10 mil toneladas anuais de carnes de aves a mais por cada planta efetiva. “Isto demonstra a confiança da China na parceria com o Brasil pela segurança alimentar”, ressalta.
A partir de agora, o próximo passo deve ser a realização de visitas técnicas às unidades produtoras. Outras 11 plantas para exportação de carne bovina também constam na lista divulgada pelo MAPA. Há ainda outras unidades que estão sob análise documental para habilitação.
Fonte: ABPA, adaptado pela equipe feed&food.