De acordo com informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de carne suína, tanto de produtos in natura quanto processados, alcançaram volume recorde em 2019.

Ao todo, foram exportadas 750,3 mil toneladas ao longo do ano passado, 16,2% a mais do que o registrado em 2018. Apenas em dezembro foram 76 mil toneladas, volume 35,1% maior quando comparado ao mesmo período de 2018, que geraram saldo de vendas de US$183,6 milhões.

Com o surto de Peste Suína Africana (PSA), os países da Ásia dominaram os destinos de exportações em 2019. A China, que assumiu o primeiro lugar já no primeiro mês de 2019, importou 248,80 mil toneladas, volume 61% superior ao registrado em 2018.

De acordo com Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA, “a crise sanitária na Ásia reconfigurou o comércio internacional de proteína animal. […] Este é um dos fatores que devem favorecer o aumento das vendas brasileiras em 2020, já que os indicadores de instituições como o Rabobank demonstram que este quadro deve perdurar no mínimo ao longo do ano”.

Na América Latina, o destaque nas importações de carne suína brasileira foi o Uruguai com 40,8 mil toneladas, 12,8% a mais do que o registrado no ano anterior. O Chile também foi um dos principais destinos com importação 28,9% maior que em 2018, com 44,54 mil toneladas. 

A projeção para 2020 é que as vendas brasileiras aumentem ainda mais, principalmente para o mercado asiático. Francisco Turra, presidente da ABPA ressalta que os “esforços estarão concentrados, agora, no fortalecimento destas parcerias e busca de novos mercados”.

 

 

Fonte: https://abpa-br.org/exportacoes-de-carne-suina-batem-recorde-em-2019/