No último dia 03, o Ministério da Agricultura publicou portaria no Diário Oficial da União criando um grupo de trabalho (GT) para o Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias. A proposta é ter um grupo atuante em emergências sanitárias e capacitado para fiscalizar situações de risco.
A proposta consiste em agilizar o atendimento a situações inesperadas e de emergência, as quais, hoje “correm contra o tempo” e prejudicam o produção agropecuária nacional. A equipe deve ser composta por especialistas agropecuários e tem como missão definir diretrizes de capacitação técnica, mobilização imediata em casos atípicos e reconhecimento de pragas e doenças.
Para Luis Rangel, secretário de Defesa Agropecuária, o Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias garante maior controle na área de sanidade animal e vegetal, e que o GT visa justamente dar atenção e agilidade nos processos relacionados ao casos emergenciais, como surtos de Febre Aftosa, por exemplo. Um documento inicial, com as propostas do Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias, deve ser apresentado pelo grupo de trabalho em 90 dias, podendo ser prorrogado e editado em prazo ampliado.
Fonte: Estadão Conteúdo