O dinamismo da indústria pet na América Latina é o principal fator para o crescimento de 40% das vendas totais entre 2010 e 2015. Os dados foram revelados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), através de análise dos números da Euromonitor International.

A representação da região em comparação com o comércio mundial chega 12%, no comparativo com 2010, que somava 9%. Para José Edson Galvão de França, presidente-executivo da Abinpet, o mercado está aquecido pela ligação paternal entre animais e seus tutores, que buscam a cada ano, uma melhoria na alimentação e cuidados com os pets.

O mercado está sempre em busca de novidades e melhora produtiva, em especial, na indústria alimentícia animal, criando rações únicas e de qualidade premium, analisa o executivo. A América do Norte é um ótimo exemplo desta mudança de hábitos, somando 44% das vendas globais e liderando o mercado. França complementa dizendo que o movimento das vendas não se dá só no produto final, que a cadeia toda, desde os insumos, está em expansão constante desde o início das análises.

No Brasil, a previsão para o mercado pet no geral – Pet Food, Pet Care, Pet Vet e Pet Serv – deve passar dos R$ 19 bilhões até o fim deste ano, estima a associação. O valor representa um crescimento de 6,7% em relação a 2015, sendo um valor positivo mesmo estando abaixo da linha do ano anterior, que somou 7,6%.

Fonte: abinpet.org.br