Conforme o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi o setores da avicultura e suinocultura brasileiros têm condições de crescer ainda mais no mercado mundial. A autoridade defendeu que para isso, é primordial aprimorar técnicas de controle e fiscalização sanitária de forma a oferecer aos consumidores um produto saudável e de qualidade.

O Brasil deseja ser cada vez mais respeitado no mercado externo e para isso é preciso unir esforços, de forma a ganhar a confiança do consumidor e ampliar a presença do produto brasileiro no exterior, destacou Maggi.

O ministro também salientou que as exigências sanitárias dos países estão aumentando e o fortalecimento do sistema de fiscalização e controle de qualidade proporcionará ao Brasil preços mais competitivos, pois permitirá um mercado mais duradouro. “Desejamos estar no páreo do mercado mundial, mas não queremos ser vistos de forma diferente por qualquer uma das nações que compram produtos nossos.”

Maggi ainda destacou a relevância da parceria entre os setores público e privado para modernizar o sistema de qualidade sanitária. Conforme o ministro, deve haver uma busca conjunta e mediada para que o Brasil tenha um grande futuro no fornecimento de alimentos.

O Brasil tem grande volumes de produção de grãos, que ao transformados em proteína animal, agregam valor e criam empregos na base da cadeira produtiva, onde há milhares de agricultores. Atualmente, o país já é o maior exportador de carne de frango e o quarto maior em carne suína no mundo.

Fonte: Editora Stilo