De 03 a 07 de julho, a União Europeia e o Mercosul se reuniram em Bruxelas, na Bélgica, em mais uma reunião para acertar os detalhes do acordo de livre comércio, iniciado em maio de 2016. Na ocasião, foram discutidos normativas nas mais amplas áreas de negócios, como resoluções fitossanitárias, defesa comercial, propriedades geográficas e intelectuais.
Com o intuito de agilizar o acerto final do tratado, o próximo encontro dos representantes será dias 02 a 06 de outubro, em Brasília, Distrito Federal e outro entre os dias 04 e 08 de setembro novamente em Bruxelas, na Bélgica. Vale ressaltar que a última discussão foi de grande valia para o acordo de livre comércio, e muito foi acrescentado ao tratado.
Segundo o Mdic, representando em entrevista coletiva oficial por Marcos Pereira, o acordo final deve sair ainda este ano, visto que já se passaram 12 meses do início da negociação e o comércio entre os blocos é de interesse mútuo das partes. Se tratando de dois blocos econômicos fortes, o acordo deve ser minucioso e muito bem alinhado, ressaltou Pereira, visto que rupturas posteriores são de perda imensa para os negócios.
Sobre os negócios, o esforço do Mercosul esta em negociar produtos estratégicos dos países que o compõem, como no caso do Brasil, que deve exportar leite, carnes e grãos. Há ainda uma força estratégica para envio de derivados em expansão, em especial, dos produtos listados acima.
Fonte: Carnetec