O setor Pet é uma potência econômica, e não é de hoje. E diante da crise sanitária mundial, ele não recuou. Em especial, Pet Care e Pet Food, seguiram em expansão e não sentiram os impactos da pandemia, conforme aponta pesquisa desenvolvida pela CVA Solutions.

A explicação é relativamente simples, o setor é considerado essencial, e por isso, não sofreu com medidas extremas de restrição. Além do mais, a rotina em home office e isolamento aproximou pets e tutores, e a busca por melhor qualidade de vida dos animais movimentou o mercado online e físico.

A pesquisa aponta que mais de 65% se mantiveram estáveis ou aumentaram o faturamento, já que os estabelecimentos permaneceram abertos e os tutores de cães e gatos mantiveram todos os cuidados para com os seus companheiros. Apenas 33% registraram queda de faturamento.

O Brasil apresenta o segundo maior faturamento mundial desse setor, movimentado por 78 milhões de cães e gatos domésticos, estando atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet), em 2018, o faturamento do setor foi de R$ 20,3 bilhões, e este foi o último apuramento oficial.

A CVA Solutions aponta ainda que o veterinário é elemento fundamental da cadeia, por seu poder de influência junto aos tutores de pet. “Os veterinários, como líderes de opinião, são muito importantes para os fabricantes de ração e de medicamentos. Por isso o bom relacionamento entre eles é tão importante” comenta Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

O estudo mostra também o crescimento de alguns fabricantes de rações e de medicamentos, além do crescimento do número de veterinários autônomos, que passaram a atender em domicílio, em razão da pandemia. Em 2019 esses profissionais representavam menos de 1% e agora são 4,6% da amostra. Ainda, 62,8% trabalham em clínicas veterinárias com pet shop e 51,7% são sócios ou proprietários do estabelecimento.

O avanço do conceito de Pet Shops, que no mercado atual abrange atendimento especializado, comércio e serviços, aumenta o ticket médio de consumo dos clientes. A indicação dos veterinários normalmente é aceita e produtos de alto valor, como rações medicamentosas, fungicidas em geral e higiene específica, tem rotatividade de gôndola.

E por fim, a pesquisa reforçou a qualidade e inovação do pet food e pet care do mercado nacional. Os profissionais, em uma escala de 1 a 10, deram nota 8,41 para as principais marcas dos segmentos mencionados na pesquisa. O Valor Percebido para os segmentos pesquisados se baseia na nota de custo-benefício para o uso profissional.

Fonte: Revista Negócio Pet