Para o Rabobank, em relatório divulgado na última semana, a vacinação contra covid-19 será crucial para sustentar a demanda doméstica por carne de frango no curto prazo.
“Nos próximos meses, a demanda doméstica deve se recuperar sazonalmente e pode ser impulsionada pelo novo pacote de auxílio emergencial”, disse o Rabobank.
Os analistas acreditam que, no curto prazo, uma maior velocidade na vacinação deverá ser um ponto crucial para sustentar a recuperação da demanda doméstica, já que apenas 4% da população foi vacinada até agora, e junto do auxílio, as famílias voltem a olhar para a carne de frango nas compras mensais.
Vale lembrar que o consumo brasileiro de carne de frango teve forte queda nos primeiros meses deste ano, desafiando o setor produtivo, devido ao fim do auxílio emergencial em janeiro e a uma nova onda de contaminações pela covid-19, registrando números superiores ao verificado na primeira onda pandêmica em 2020. A alta histórica nos custos produtivos se soma à pressão na cadeia produtiva, impactando na diminuição do lucro sobre o produto em todos os níveis de negociação.
Outro fator de impacto positivo, é que a aceleração da vacinação devem implicar, mesmo que timidamente, na retomada das exportações. O volume de embarques para a China, por exemplo, havia diminuído de 2019 para 2020, por forte impacto pandêmico, e há esperança de recuperação em 2021.
Fonte: Carnetec