O estado de Santa Catarina está pronto para ampliar sua parceria comercial com o México. Por meio de nota divulgada à imprensa, a Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina informou que o governo e as agroindústrias catarinenses querem exportar carne suína para o México, da mesma forma que já ocorre com a carne de frango.

A informação foi confirmada em reunião do governo catarinense com representantes do setor produtivo cárneo, quando também foram discutidas questões como o abastecimento de milho e o fortalecimento do status sanitário e da defesa agropecuária do estado.

Para dar seqüência às negociações e ampliar a presença de mercado, o governador Eduardo Pinho Moreira deverá chefiar uma missão oficial ao México. Conforme o governador, a conquista deste novo mercado impactará de forma direta na suinocultura do estado. Este será mais um mercado exclusivo do agronegócio catarinense, da mesma forma que  Japão e Coreia.

O governador ainda destacou o grande interesse dos mexicanos em conhecer os frigoríficos instalados em Santa Catarina. Desta forma, durante o mês de julho, uma missão mexicana visitará as plantas catarinenses. Após, representantes dos governos federal e estadual e das agroindústrias deverão ir até o México.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o fato de Santa Catarina ser o único estado brasileiro livre da febre aftosa sem vacinação contribuiu para que os produtos catarinenses se destacassem no mercado mexicano.

Fonte: CarneTec